UrgenteOperação integrada mira rotas criminosas em seis regiões do estado de São Paulo
← Voltar

São Paulo

Operação integrada mira rotas criminosas em seis regiões do estado de São Paulo

Ação coordenada entre estados do Sul e Sudeste ocorre até sexta-feira com foco em tráfico, contrabando e roubo de cargas.

Operação integrada entre estados do Sul e Sudeste mira rotas criminosas em seis regiões de São Paulo, com foco em tráfico, contrabando e roubo de cargas. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
24 de junho de 202614:08
Atualizado agora há pouco às 17:08

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo está participando, até sexta-feira (26), da Operação SULMaSSP, uma ação integrada que reúne forças de segurança dos estados das regiões Sul e Sudeste. O objetivo é intensificar o combate à criminalidade em áreas estratégicas de fronteira e divisas estaduais.

No estado de São Paulo, as ações ocorrem simultaneamente nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos. O trabalho é coordenado pelos Comandos de Policiamento do Interior e conta com o apoio do Comando de Policiamento Rodoviário, da Polícia Militar Ambiental e do Comando de Aviação.

A operação foi lançada durante o encontro dos Secretários de Segurança Pública (SULMaSSP), realizado em Foz do Iguaçu (Paraná). O evento reúne gestores da área para discutir estratégias de cooperação e fortalecer a integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública.

Além de São Paulo, participam da operação os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. As ações incluem ampliação do policiamento ostensivo, fiscalizações e compartilhamento de informações de inteligência.

Durante a Operação SULMaSSP, são intensificados bloqueios policiais, abordagens, patrulhamentos e fiscalizações de veículos e cargas. Também estão previstas ações de saturação em rodovias, áreas urbanas e corredores logísticos considerados de interesse operacional.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, destacou que o estado é o maior entroncamento logístico do Brasil e, por isso, acaba sendo rota de passagem de grande parte das drogas, armas e mercadorias ilegais que ingressam no país. Ele afirmou que nenhum estado enfrenta sozinho um crime que atua de forma interestadual e transnacional.

A operação tem como foco o enfrentamento a crimes como tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando, descaminho, furtos e roubos de cargas. Essas práticas ilícitas impactam diretamente a segurança da população e a economia dos estados.

O encontro SULMaSSP, criado em 2023, reúne representantes de cinco estados para fortalecer a cooperação entre as forças de segurança, ampliar a troca de informações e alinhar ações operacionais nas regiões de fronteira. Além dos secretários, participam chefes das Polícias Militares, Civis, Científicas e Penais dos estados.

Entre os temas debatidos no encontro estão o tráfico de drogas e armas, o contrabando, a circulação de foragidos da Justiça, novas formas de financiamento de organizações criminosas e a falsificação de bebidas.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/sp-participa-de-operacao-integrada-com-foco-nas-principais-rotas-criminosas-do-pais/

segurança públicaoperação integradarotas criminosasSão PauloSULMaSSPia-auto