Os motoristas que utilizam o sistema Anchieta-Imigrantes, que conecta a capital paulista à Baixada Santista e ao litoral sul, enfrentarão um aumento nas tarifas de pedágio a partir do dia 1º de julho. O reajuste, aprovado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), também impacta outras rodovias concedidas no estado.
Nas rodovias Anchieta e Imigrantes, a tarifa passará de R$ 38,70 para R$ 40,60, um acréscimo de R$ 1,90 por passagem. A cobrança continuará sendo feita apenas no sentido litoral, nas praças de Riacho Grande (km 31 da Anchieta) e Piratininga (km 32 da Imigrantes). Com o novo valor, essas rodovias seguem entre as mais caras do país para veículos de passeio.
Outras estradas administradas pela Ecovias também terão reajustes. Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Santos (km 250), o pedágio sobe de R$ 18,30 para R$ 19,20. Já na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente (km 280), o valor passa de R$ 10,90 para R$ 11,40.
Segundo a Artesp, o reajuste anual está previsto nos contratos de concessão e leva em conta a correção pela inflação. Além disso, algumas concessionárias receberão um acréscimo de R$ 0,10 por praça para reequilíbrio econômico-financeiro.
Além da Ecovias, outras concessionárias aplicarão o reajuste a partir de 1º de julho: AutoBAn, Intervias, Ecopistas, SPMAR, Rota das Bandeiras, Colinas, CART, ViaRondon, SPVias, Tietê, Rodoanel Oeste e Tamoios. A exceção é a Entrevias, cujas novas tarifas entram em vigor em 6 de julho.
Os motoristas devem ficar atentos aos novos valores para planejar viagens e evitar surpresas. A Artesp recomenda consultar os sites das concessionárias para informações detalhadas sobre cada praça de pedágio.
Fonte de referência: www.metropoles.com — https://www.metropoles.com/sao-paulo/prepare-o-bolso-pedagios-de-sp-ficam-mais-caros-a-partir-de-julho


