UrgenteCacique Raoni volta à UTI após hemorragia digestiva e segue estável em São Paulo
← Voltar

São Paulo

Cacique Raoni volta à UTI após hemorragia digestiva e segue estável em São Paulo

Líder indígena passou por endoscopia e teve sangramento controlado; quadro de pneumotórax também foi tratado.

Raphael Nogueira Felix
1 de julho de 202619:29
Atualizado agora há pouco às 23:19

O cacique Raoni Metuktire, de 93 anos, foi novamente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, na capital paulista, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. O boletim médico divulgado nesta quarta-feira (1º/7) informa que o líder indígena passou por uma endoscopia, que detectou sangramento ativo no estômago e no duodeno.

De acordo com a equipe médica, o sangramento foi controlado prontamente. Raoni foi transferido para a UTI para receber monitoramento mais intensivo. Além da hemorragia, foi diagnosticado um pneumotórax (acúmulo de ar) no pulmão direito, que foi drenado sem complicações.

O boletim destaca que o cacique está consciente, responde a comandos, apresenta quadro estável, respira em ar ambiente e não tem febre. Um novo boletim deve ser divulgado na quinta-feira (2/7), no período da tarde.

Raoni está internado desde o dia 19 de junho, quando deu entrada no hospital com obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa. Antes disso, ele passou seis dias no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no norte de Mato Grosso, após apresentar vômito, tosse intensa e dores abdominais no dia 14 de junho.

O líder indígena é uma das principais vozes mundiais em defesa da preservação da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas. Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e, em 2020, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

A trajetória de Raoni ganhou projeção internacional com um documentário indicado ao Oscar em 1978. Ele continua sendo uma figura central nas discussões sobre mudanças climáticas e proteção ambiental.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/cacique-raoni-volta-para-uti-apos-quadro-de-sangramento-no-estomago

cacique Raonisaúdehemorragia digestivaUTISão Pauloindígenasia-auto