UrgenteMenino de 10 anos morto em assalto na zona norte de SP será enterrado nesta segunda
← Voltar

São Paulo

Menino de 10 anos morto em assalto na zona norte de SP será enterrado nesta segunda

Guilherme Souza de Campos, de 10 anos, morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto na Freguesia do Ó. O velório e o sepultamento ocorrem nesta segunda-feira (17/8) no Memorial Parque Jaraguá.

Foto: Reprodução/Redes sociais
Raphael Nogueira Felix
16 de agosto de 202620:30
Atualizado agora há pouco às 23:30

O menino Guilherme Souza de Campos, de 10 anos, que morreu após ser baleado durante uma tentativa de assalto na tarde deste domingo (16/8), na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, será velado e sepultado nesta segunda-feira (17/8). A cerimônia está marcada para começar às 7h30 e terminar às 11h30, no Memorial Parque Jaraguá, também na capital paulista. O sepultamento será realizado no mesmo local, logo após a homenagem.

Guilherme estava na garupa da motocicleta conduzida pelo pai, o policial civil Vinicius Fofa de Campos, quando criminosos anunciaram o assalto. Durante a ação, houve troca de tiros. O policial foi atingido de raspão, enquanto o menino levou um tiro no peito. A criança foi socorrida pelo próprio pai e levada ao Hospital Geral de Vila Penteado, mas não resistiu aos ferimentos.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um dos suspeitos, que estava em uma motocicleta, se aproxima da dupla e efetua disparos. Guilherme é atingido e cai do veículo. Na sequência, o policial reage e troca tiros com o criminoso, que também acaba baleado e cai na via pública.

O suspeito baleado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Emergencial e levado ao Hospital Brasilândia, onde permanece internado com ferimentos na perna e no rosto. Um outro envolvido no assalto conseguiu fugir e ainda não foi localizado. A ocorrência foi encaminhada para a 3ª Delegacia de Polícia de Repressão a Homicídios Múltiplos, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

A investigação deve apurar as circunstâncias da tentativa de assalto e do confronto. A Polícia Civil não divulgou, até o momento, a identidade do suspeito que está internado nem informações sobre o segundo criminoso foragido.

O caso gerou comoção entre moradores da região e colegas de trabalho do policial. Vinicius Fofa de Campos é lotado na Delegacia de Homicídios da capital e, segundo relatos, atuava na corporação há mais de dez anos. A família não se manifestou publicamente sobre o ocorrido.

A morte do menino reacende o debate sobre a violência urbana em São Paulo. Dados recentes da Secretaria da Segurança Pública apontam que os roubos e furtos na capital paulista tiveram alta no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Especialistas ouvidos pela reportagem destacam a necessidade de políticas públicas de prevenção à criminalidade.

O velório de Guilherme ocorre em meio à comoção de amigos e familiares. A cerimônia no Memorial Parque Jaraguá é aberta ao público, mas a família pediu que os presentes respeitem o momento de dor. O enterro está previsto para ocorrer após as 11h30, no mesmo local.

A Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento e que novas informações serão divulgadas assim que os laudos periciais forem concluídos. A DHPP também analisa as imagens das câmeras de segurança para identificar o segundo suspeito. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Este é o segundo caso de criança morta em tentativa de assalto na Grande São Paulo em menos de um mês. Em julho, uma menina de 4 anos foi baleada durante um roubo na zona leste da capital. A repetição de episódios como esse reforça a necessidade de ações efetivas no combate à criminalidade, segundo especialistas em segurança pública.

Filho de policial que morreu durante assalto será velado nesta segunda - destaque galeria
Filho de policial que morreu durante assalto será velado nesta segunda - destaque galeria

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/filho-de-policial-que-morreu-durante-assalto-sera-velado-nesta-segunda

violênciaSão Pauloassaltopolicial civilcriançaia-auto