UrgenteCampanha de vacinação contra o sarampo em SP termina com 2,2 milhões de doses aplicadas
← Voltar

São Paulo

Campanha de vacinação contra o sarampo em SP termina com 2,2 milhões de doses aplicadas

A campanha ampliada de imunização contra o sarampo em São Paulo encerra nesta terça-feira (1º/9), com saldo de 2,2 milhões de doses aplicadas e 26 casos confirmados da doença no estado.

sarampo termina campanha vacinação spFoto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Raphael Nogueira Felix
1 de setembro de 202607:25
Atualizado agora há pouco às 10:25

Termina nesta terça-feira (1º/9) a campanha ampliada de vacinação contra o sarampo em todo o estado de São Paulo. Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram aplicadas 2,2 milhões de doses do imunizante durante o período de mobilização, que começou em agosto.

A ação foi direcionada a pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não estavam com o esquema vacinal em dia. A orientação do Ministério da Saúde foi adotada nas regiões com maior número de casos: capital paulista, Guarulhos e São Bernardo, na Grande São Paulo.

De acordo com o último levantamento da SES, divulgado na quinta-feira (27/8), o estado registra 26 casos da doença em 2026. Desse total, 23 foram confirmados na capital, dois em São Bernardo e dois em Guarulhos.

A vacina contra o sarampo faz parte do calendário básico de imunização. A primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser aplicada aos 12 meses de vida. A segunda dose, da tetraviral, que também protege contra varicela, é recomendada aos 15 meses.

Profissionais de saúde precisam comprovar duas doses da vacina, independentemente da idade. Quem não se vacinou durante a campanha ainda pode procurar as unidades de saúde, pois o imunizante segue disponível na rotina dos postos.

A SES reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo, doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves, especialmente em crianças pequenas e adultos não imunizados.

A campanha terminou, mas a vacina continua disponível durante todo o ano nas salas de vacinação. A orientação é que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes e atualizem as doses em atraso.

Em meio ao aumento de casos no estado, a Secretaria Estadual de Saúde mantém o monitoramento da situação epidemiológica e reforça a importância da cobertura vacinal para evitar a propagação do vírus.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-termina-nesta-terca-1o-9-em-sp

sarampovacinaçãoSão Paulosaúdeia-auto