UrgenteInvestigado por tráfico e lavagem de dinheiro do PCC é preso em Piracicaba após título de eleitor ser suspenso
← Voltar

Piracicaba

Investigado por tráfico e lavagem de dinheiro do PCC é preso em Piracicaba após título de eleitor ser suspenso

Operação do Ministério Público e da Polícia Militar prendeu um homem apontado como um dos principais envolvidos no tráfico e na lavagem de dinheiro da facção em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Foto: Divulgação/Polícia Militar de São Paulo
Raphael Nogueira Felix
1 de outubro de 202615:51
Atualizado agora há pouco às 18:51

Uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (1º/10), um homem apontado como um dos principais envolvidos no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Piracicaba, no interior paulista. A prisão ocorreu porque o suspeito estava com o título de eleitor suspenso, o que permitiu a detenção durante o período eleitoral.

De acordo com as investigações, o homem atuava na compra e revenda de entorpecentes e na movimentação dos recursos obtidos com a atividade ilegal. As autoridades apontam que ele utilizava contas de empresas e de terceiros para dificultar a identificação da origem do dinheiro, além de documentos falsos para realizar operações bancárias.

A organização criminosa alvo da operação é investigada por tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito e falsificação de documentos. As diligências ocorreram em Piracicaba e região, com apoio de equipes do 10º Baep e cães farejadores. Também foram realizadas ações em Salvador, na Bahia.

Segundo a promotoria, as investigações começaram após a extração e análise de dados telemáticos do celular de um dos alvos, que indicou a existência de uma estrutura criminosa voltada ao comércio de entorpecentes em larga escala e à movimentação de recursos ilícitos.

Até o momento da publicação desta reportagem, os agentes estiveram em três endereços, resultando na prisão de um suspeito e na apreensão de R$ 71.675 em dinheiro, R$ 36 mil em cheques, um notebook e uma máquina de cartão. Outros três endereços seguem sendo averiguados.

O nome da operação faz referência à contabilidade realizada pelos investigadores para apurar os valores recebidos em decorrência do tráfico, assim como os repasses para outras contas. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que prestou suporte com equipes especializadas.

A legislação eleitoral estabelece que, entre a última terça-feira (29/9) e a próxima terça (6/10), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em três situações previstas no Código Eleitoral: flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. No caso, a suspensão do título de eleitor do suspeito permitiu a prisão.

As autoridades não informaram se o homem já tinha passagens anteriores pela polícia ou se há outros mandados de prisão em aberto contra ele. O nome do suspeito não foi divulgado até o momento. A reportagem procurou a defesa do investigado, mas não obteve retorno até a publicação.

A operação segue em andamento e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias, conforme as equipes avançam nas diligências. O Ministério Público informou que continuará com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/titulo-de-eleitor-suspenso-permitiu-prisao-de-traficante-do-pcc

PCCtráfico de drogaslavagem de dinheiroPiracicabaoperação policialMPSPPolícia Militaria-auto