UrgenteCâmera mostra ultrapassagem que antecedeu morte de estudante por bombeiro em Taubaté
← Voltar

Taubaté

Câmera mostra ultrapassagem que antecedeu morte de estudante por bombeiro em Taubaté

Imagens de segurança registraram a manobra minutos antes dos disparos que mataram Bruno Hashimura San Juliano, de 23 anos; bombeiro militar teve prisão preventiva decretada por homicídio qualificado.

Câmera registrou início da briga que terminou em morte de estudante de medicina por bombeiroFoto: Reprodução
Raphael Nogueira Felix
6 de outubro de 202617:50
Atualizado agora há pouco às 20:50

Uma câmera de segurança registrou o momento que antecedeu a briga de trânsito que terminou com a morte do estudante de medicina Bruno Hashimura San Juliano, de 23 anos, em Taubaté, no interior de São Paulo. O caso ocorreu na manhã de 30 de setembro e tem como suspeito o bombeiro militar Marcos Paulo Fujarra de Oliveira, de 28 anos.

De acordo com as imagens, os dois veículos seguiam na mesma direção, por volta das 6h58, em uma curva de acesso ao túnel que liga a Rua Professora Maria Escolástica de Jesus à Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo. Cada carro ocupava uma faixa até a entrada do túnel, onde a pista passa a ser única.

A gravação mostra o Jeep Renegade preto, conduzido pelo bombeiro, ultrapassando pela direita o Chevrolet Prisma dirigido pelo estudante. Na sequência, Bruno buzina. O bombeiro chega a frear, aparentemente em resposta à reação, e depois segue adiante. O trânsito volta à normalidade até o registro terminar.

Minutos depois, ocorreram os disparos que mataram o estudante. Em depoimento à polícia, Oliveira afirmou que acreditava estar sendo vítima de um assalto. Segundo ele, havia visto nas mãos de Bruno um objeto de cor prateada que imaginou ser uma arma de fogo, embora não tivesse certeza do que era. Ele disse ter percebido que se tratava de uma faca somente após atirar.

O bombeiro também alegou que o estudante teria quebrado o vidro do próprio carro e tentado investir contra ele, momento em que teria efetuado os disparos. A polícia informou que foram cinco tiros. A investigação, no entanto, aponta que o próprio bombeiro teria dado cotoveladas e quebrado o vidro do veículo antes de atirar, o que afastou a tese de legítima defesa.

As apurações são conduzidas pelo delegado Bruno Tambosi, do 1º Distrito Policial de Taubaté. Procurada, a defesa do bombeiro, representada pelo advogado Claudio Rodrigues, informou que ele deve se apresentar em uma delegacia ainda nesta terça-feira (6/10), mas não confirmou o local.

Na última sexta-feira (2/10), a Justiça acatou recurso do Ministério Público de São Paulo e decretou a prisão preventiva de Marcos Paulo Fujarra de Oliveira. Ele responderá por homicídio qualificado. O mandado, porém, só poderia ser cumprido a partir das 17h desta terça, quando termina a restrição da Justiça Eleitoral à prisão de eleitores nas 48 horas seguintes à votação.

Imagens de outra câmera de segurança também flagraram o estudante correndo em uma calçada, com a mão no peito, após ser baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/camera-registrou-inicio-da-briga-que-causou-morte-de-estudante-por-bombeiro

Taubatébriga de trânsitobombeiro militarestudante de medicinaprisão preventivaSão Pauloia-auto