O Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato, localizado em Suzano, recebe até o dia 31 deste mês a 2ª Mostra de Arte Municipal (Mams). A exposição gratuita reúne 35 trabalhos, entre gravuras, esculturas e pinturas, produzidos por 70 estudantes e 52 adultos, incluindo professores de arte da rede municipal e artistas convidados.
A iniciativa é da Secretaria de Educação de Suzano e tem como inspiração as obras do filósofo, poeta e escritor brasileiro Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nego Bispo. A proposta busca valorizar a produção artística desenvolvida no ambiente escolar, fortalecendo a relação entre arte, educação, território, memória e identidade.
De acordo com a organização, a mostra também visa dar visibilidade ao trabalho de investigação realizado por estudantes e educadores, aproximando a comunidade das experiências criativas construídas ao longo do ano letivo. A exposição pretende estimular a criação, crítica, expressão e reflexão da comunidade escolar.
Os participantes desenvolveram trabalhos que dialogam com diferentes linguagens artísticas e estimulam novas formas de olhar para o cotidiano, para a cidade e para as vivências coletivas. As obras foram criadas a partir de reflexões sobre território, ancestralidade, coletividade e modos de existir.
As escolas municipais representadas nesta edição são Célia Pereira de Lima e Damásio Ferreira dos Santos, da região central, além das escolas Professora Ana Rita Gomes, Sérgio Simão, Antônio Maschietto, Augustinha Raphaela Maida Molteni, Professora Maria Odete Cara Gouveia e Professora Mércia Amaral Andrade de Brito, da região norte.
A abertura da exposição contou com a presença da secretária da Educação, Renata Priscila Magalhães, do controlador geral do município, César Braga, e do presidente da Câmara, Artur Takayama. O projeto é conduzido pela professora de arte Francisca Lima, conhecida como Xica Lima, que atua como supervisora de Ensino da pasta.
Além da exposição, a programação incluirá o Seminário de Saberes, no dia 25 de julho, com uma manhã dedicada à troca de experiências, apresentações culturais e debates sobre arte, educação e território. As atividades terão início às 8 horas. A programação cultural do seminário terá apresentação de violão clássico com Matheus do Val, às 8h45; dança do ventre com Aline Messias, às 10h45; apresentação do Grupo Raízes, com o tema 'Sons que habitam a memória', às 10h55; e encerramento com orquestra conduzida por Gleberson Santana, o Maestro Binho, às 11h10. A mesa de debates será mediada por Xica Lima.
Xica Lima destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade às produções dos alunos e educadores. 'A Mams nasce desse desejo de partilhar processos, memórias e saberes construídos no cotidiano escolar. Nesta edição, trabalhamos a partir das provocações de Nego Bispo, trazendo reflexões sobre território, ancestralidade, coletividade e modos de existir. É uma mostra que valoriza o olhar das crianças, dos professores e da escola como espaço vivo de criação e pensamento', afirmou.
Renata Priscila Magalhães, secretária de Educação, ressaltou que a mostra evidencia o trabalho desenvolvido nas escolas e valoriza o potencial criativo dos estudantes e professores. 'A Mostra de Arte Municipal é um momento muito especial porque revela a força da educação pública, da pesquisa artística e do trabalho coletivo realizado dentro das nossas unidades escolares. Cada obra apresentada carrega um processo de aprendizado, reflexão e expressão, mostrando que a arte também é uma forma potente de conhecimento, pertencimento e transformação', disse.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/centro-cultural-colorado-recebe-2a-mostra-de-arte-com-producoes-de-alunos-e-professores


