A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou no último sábado (29/08) mais uma edição do projeto «Saúde Itinerante» à Escola Estadual Helena Zerrener, localizada na região da Quinta Divisão, no distrito de Palmeiras. A ação contabilizou 365 atendimentos e procedimentos ao longo do dia, aproximando os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) dos moradores que vivem em áreas mais afastadas do centro.
A iniciativa busca descentralizar o acesso aos serviços de saúde e reduzir a necessidade de deslocamento para outros bairros. Durante a ação, foram realizadas 76 consultas médicas e 11 de enfermagem, além de 70 aferições de pressão arterial e 67 testes de glicemia capilar, conhecidos como dextro. Esses procedimentos ajudam no acompanhamento de indicadores de saúde e na identificação precoce de possíveis alterações que exijam avaliação profissional.
Outro destaque da edição foi a oferta de 55 sessões de auriculoterapia, prática integrativa que complementa os cuidados oferecidos aos usuários. Os moradores também puderam solicitar exames laboratoriais, com 33 pedidos e 28 coletas realizadas, além de 11 coletas de papanicolau, exame essencial para a prevenção do câncer do colo do útero. A programação incluiu ainda a aplicação de 14 doses de vacinas, contribuindo para a atualização da cobertura vacinal.
O projeto «Saúde Itinerante» tem como objetivo aproximar a Atenção Primária das comunidades, permitindo que diferentes atendimentos sejam concentrados em um mesmo espaço. Com a edição deste sábado, a Escola Estadual Helena Zerrener passou a somar 1.447 atendimentos e procedimentos realizados pelo programa em 2026, considerando as quatro ações promovidas no local ao longo do ano. A unidade vem sendo utilizada como ponto de apoio para ampliar a cobertura na região de Palmeiras.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, ressaltou a importância da ação para facilitar o acesso da população aos cuidados de saúde. «A iniciativa tem justamente esse propósito de levar os serviços para mais perto das pessoas, facilitando o acesso e permitindo que diferentes cuidados sejam realizados em um único local. A participação dos moradores mostra que estamos no caminho certo», afirmou.
Ações como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com a prevenção e o diagnóstico precoce, especialmente em regiões mais afastadas do centro urbano. A expectativa é de que novas edições do programa continuem sendo realizadas ao longo do ano, levando serviços de saúde a diferentes bairros de Suzano.
Para participar das próximas edições, os moradores devem ficar atentos à divulgação oficial da Prefeitura de Suzano, que informa datas, locais e horários de cada ação. A orientação é que os interessados levem documento de identificação e, se possível, o cartão SUS.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/saude-itinerante-realiza-365-atendimentos-na-quinta-divisao

