fbpx

Brasil

Flávio Dino Promete Atuar Pela Harmonia dos Poderes, em Despedida do Senado

Em Despedida do Senado, Dino Promete Atuar Pela Harmonia dos Poderes
Em Despedida do Senado, Dino Promete Atuar Pela Harmonia dos Poderes

O senador Flávio Dino (PSB-MA) fez seu último discurso no Senado nesta terça-feira (20), antes de assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino, que renunciará ao cargo de senador nesta quarta-feira (21), prometeu agir pela harmonia entre os Três Poderes e respeitar os princípios constitucionais.

Durante seu pronunciamento, Dino enfatizou sua deferência aos poderes políticos do Estado e seu compromisso com a presunção da constitucionalidade das leis, a legalidade dos atos administrativos e a inocência de todo cidadão. Ele também destacou sua postura de imparcialidade, isenção e respeito à Constituição e às leis no exercício do cargo de ministro do STF.

“Serei coerente com a visão que manifesto aqui. Podem ter certeza da minha mais absoluta deferência aos poderes políticos do Estado. Deferência que se manifesta inclusive, e sobretudo, pela capacidade de ouvir, de promover o bom diálogo institucional, para que possamos encontrar o modo pelo qual a harmonia entre os Três Poderes vai se concretizar”, afirmou Dino.

Dino ressaltou a importância da atividade política e criticou a espetacularização da política, defendendo a necessidade de líderes políticos comprometidos com causas nobres e o diálogo institucional entre os Poderes. Ele também abordou a questão da judicialização de decisões políticas, destacando que o STF responde a demandas oriundas da política e enfatizando a importância do equilíbrio entre os Três Poderes.

Ex-deputado federal, ex-governador do Maranhão e juiz federal por mais de 12 anos, Dino agradeceu ao presidente Lula pela indicação ao STF e mencionou a possibilidade de retornar à política em um futuro distante. Sua despedida foi marcada por um tom de gratidão e esperança, encerrando um capítulo importante de sua trajetória política.

Hoje, Flávio Dino assume sua cadeira no Supremo Tribunal Federal, representando um novo ciclo em sua carreira e trazendo consigo os compromissos e valores expressos em seu discurso de despedida do Senado.

Em Despedida do Senado, Dino Promete Atuar Pela Harmonia dos Poderes
Em Despedida do Senado, Dino Promete Atuar Pela Harmonia dos Poderes (Lucas Marques/Agência Brasil)
Flávio Dino  é cumprimentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco- Lula Marques/ Agência Brasil
Flávio Dino é cumprimentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco- Lula Marques/ Agência Brasil
Patrocínio
banner image