UrgenteNova adutora em Ilhabela deve melhorar abastecimento em bairros durante alta temporada
← Voltar

Ilhabela

Nova adutora em Ilhabela deve melhorar abastecimento em bairros durante alta temporada

Obras de R$ 1,2 milhão começaram na segunda-feira (22) e têm previsão de 30 dias; trânsito terá interdições parciais.

Obras de R$ 1,2 milhão para nova adutora em Ilhabela começaram na segunda-feira (22) e devem melhorar abastecimento em bairros durante alta temporada, com previsão de 30 dias e interdições parciais no trânsito. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
25 de junho de 202615:38
Atualizado agora há pouco às 18:38

A Sabesp iniciou nesta semana a instalação de uma nova adutora para atender os bairros Green Park e Reino, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, tem como objetivo aumentar a segurança operacional do sistema de abastecimento e garantir maior confiabilidade no fornecimento de água para a região.

De acordo com a companhia, a previsão é que os serviços sejam concluídos em 30 dias. A nova infraestrutura chega em um momento estratégico, já que o município registra aumento significativo na demanda por água durante a alta temporada e em feriados prolongados, quando o fluxo de turistas cresce.

Para a execução das obras, haverá interdições parciais e temporárias em vias como as ruas Agostinho Sampaio Garcia, Sebastião Xavier Peres, José Seno e Estação da Toca. As intervenções ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o trânsito será operado no sistema 'Pare e Siga', com sinalização adequada e orientação aos motoristas.

A orientação da Sabesp é que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pela região e, sempre que possível, busquem rotas alternativas durante o período. Apesar dos transtornos temporários, a empresa destaca que os benefícios ao abastecimento serão permanentes.

O Litoral Norte paulista passa por uma ampla transformação na infraestrutura de saneamento. Até 2029, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba devem receber R$ 3,7 bilhões em investimentos da Sabesp para ampliar os serviços e fortalecer a segurança hídrica. Desse total, R$ 850,7 milhões já foram aplicados desde o segundo semestre de 2024.

Os investimentos foram viabilizados após a desestatização da companhia, ocorrida em 2024, que permitiu um novo contrato com o Governo de São Paulo. A meta é antecipar as metas do Marco Legal do Saneamento e garantir que o crescimento das cidades seja acompanhado por infraestrutura capaz de atender moradores e visitantes com eficiência e sustentabilidade.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/nova-adutora-reforca-abastecimento-de-agua-em-bairros-de-ilhabela/

Ilhabelaabastecimento de águaSabespobrassaneamentoia-auto