UrgenteObra de adutora subaquática entre Santos e Guarujá entra em fase final com investimento de R$ 134,7 milhões
← Voltar

Santos

Obra de adutora subaquática entre Santos e Guarujá entra em fase final com investimento de R$ 134,7 milhões

A nova adutora vai transportar 500 litros de água tratada por segundo pelo mar, beneficiando mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista.

Obra de adutora subaquática entre Santos e Guarujá entra em fase final, com investimento de R$ 134,7 milhões. A nova adutora vai transportar 500 litros de água tratada por segundo pelo mar, beneficiando mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
27 de junho de 202607:28
Atualizado agora há pouco às 10:28

A Sabesp está concluindo as obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá, uma adutora que vai levar água tratada para o município de Guarujá por meio de tubulações instaladas sob o canal do Porto de Santos. O empreendimento, que recebeu investimento de R$ 134,7 milhões, terá capacidade de transportar até 500 litros de água por segundo, reforçando o abastecimento de mais de 450 mil moradores da Baixada Santista.

Com 5,56 quilômetros de extensão total, a adutora possui um trecho subaquático de aproximadamente 1,5 quilômetro. A estrutura conecta a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. A obra integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia, promovida pelo Governo de São Paulo.

Em 2025, a Sabesp investiu R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, valor 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior. A meta é antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029.

O trajeto da nova adutora começa em Santos, onde a água produzida na ETA Cubatão segue para os reservatórios da Sabesp. A partir do reservatório do Saboó, a água é conduzida pela nova tubulação, que passa pelas avenidas Martins Fontes e Antônio Prado, na região próxima ao cais. No percurso, a adutora passa perto do Museu Pelé e do Museu do Café.

Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a tubulação entra no mar e realiza a travessia subaquática do canal do Porto de Santos. Após cruzar o canal, a adutora chega ao Guarujá pela Rua Visconde de Mauá, em Vicente de Carvalho. O traçado segue pela Avenida Castelo Branco, acessa a Rua São Paulo e termina na Rua Ernestina Amadéo dos Santos, onde se conecta ao reservatório que abastece a região.

Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A nova estrutura se soma à adutora já existente entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta até 500 litros de água por segundo para a Ilha de Santo Amaro. A nova adutora ampliará a capacidade de transporte sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão.

Durante as obras, a Sabesp utilizou o cachorro-robô DOM, um equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações, galerias e ambientes confinados. O robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo avaliar as condições dos ambientes sem expor trabalhadores a riscos. Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o equipamento transmite dados em tempo real.

A conclusão da travessia subaquática representa um avanço na segurança hídrica da região, garantindo maior estabilidade no fornecimento de água tratada para a população do Guarujá e reduzindo o risco de desabastecimento em períodos de estiagem ou aumento de demanda.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/veja-por-onde-passa-a-adutora-que-vai-transportar-pelo-mar-500-litros-de-agua-tratada-por-segundo-para-o-guaruja/

SabespadutoraGuarujáSantosabastecimento de águaBaixada Santistaia-auto