UrgenteGoverno de SP investe R$ 25 bilhões em obras para garantir abastecimento de água na região metropolitana
← Voltar

Região Metropolitana de São Paulo

Governo de SP investe R$ 25 bilhões em obras para garantir abastecimento de água na região metropolitana

Conjunto de intervenções inclui transposição entre represas, novas estações de tratamento e reservatórios, com previsão de adicionar milhares de litros por segundo ao sistema.

Obras do Governo de SP somam R$ 25 bilhões para ampliar abastecimento de água na região metropolitana. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
28 de junho de 202607:18
Atualizado agora há pouco às 10:18

O Governo do Estado de São Paulo está executando um amplo programa de obras para aumentar a resiliência do abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo. Com investimentos que ultrapassam R$ 25 bilhões, as ações vão desde a transposição de água entre represas até a construção de novos reservatórios e estações de tratamento.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, o programa é o maior já realizado na história do estado nessa área. As intervenções, que já foram parcialmente concluídas, devem se estender até 2030 e beneficiar cerca de 22 milhões de pessoas que vivem na região metropolitana.

Entre as obras já entregues está a Transferência Itapanhaú-Biritiba Mirim, que acrescentou 2 mil litros por segundo de água bruta ao Sistema Alto Tietê. Realizada pela Sabesp com investimento de R$ 161 milhões, a obra ampliou em cerca de 17% a capacidade do sistema, que é um dos principais produtores da região.

Outra intervenção concluída em 2025 foi a transferência Guaratuba, que adicionou 200 litros por segundo ao sistema, com aporte de R$ 10 milhões. Além disso, a Sabesp investe R$ 525 milhões na implantação de 31 reservatórios em 24 centros de reservação, aumentando em 202,5 mil metros cúbicos a capacidade de armazenamento de água tratada.

Para os próximos anos, estão previstas obras de grande porte. Em 2026, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande receberá tratamento por membrana, com ganho de 500 litros por segundo e investimento de R$ 95 milhões. Já a ETA Baixo Cotia passará por retrofit que deve ampliar a produção em mil litros por segundo, com aporte de R$ 357 milhões.

Em 2027, está programada a Transposição Billings-Taiaçupeba, que levará água do braço Rio Pequeno da Billings, em São Bernardo do Campo, até o reservatório de Taiaçupeba, em Suzano. A obra adicionará 4 mil litros de água bruta por segundo, com investimento de R$ 1,4 bilhão.

Além dessas, a Sabeps prevê um pacote adicional de R$ 5,9 bilhões em projetos escalonados até 2030, incluindo a Estação Elevatória de Água Bruta Guaió, a recarga de mananciais a partir de estações de tratamento de esgoto e a Transferência Paraíba do Sul-Alto Tietê. No total, os projetos somam capacidade adicional de 12,8 metros cúbicos por segundo.

O combate às perdas de água também é prioridade. Em 2025, a Sabesp investiu cerca de R$ 1,68 bilhão em ações como substituição de redes e hidrômetros, combate a vazamentos e fraudes, instalação de válvulas redutoras de pressão e modernização da operação dos sistemas de abastecimento. O objetivo é aumentar a eficiência da distribuição e reduzir o desperdício de água tratada.

O programa de resiliência hídrica também inclui obras em outras regiões do estado, como as barragens Pedreira e Duas Pontes e o Sistema Adutor Regional dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, além do desassoreamento e revitalização de 479 cursos d'água por meio do Programa Rios Vivos.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/conheca-as-obras-e-acoes-previstas-para-aumentar-a-resiliencia-no-abastecimento-de-agua-de-sp/

abastecimento de águaresiliência hídricaSabespSão Pauloobrasia-auto