O tenente da Polícia Militar Ronickson Pimentel dos Santos, vítima de um atentado a tiros no final de junho em São Caetano do Sul, será submetido a um novo exame médico na próxima sexta-feira (17). O procedimento visa avaliar a evolução do vasoespasmo cerebral, condição caracterizada pelo estreitamento das artérias que irrigam o cérebro, consequência do trauma sofrido.
De acordo com boletim médico divulgado pela corporação neste domingo (12), o tratamento para o vasoespasmo segue em andamento, com ajuste fino da medicação. O resultado do exame é aguardado com expectativa pela equipe médica, pois poderá indicar o início da redução gradual da sedação do paciente.
O tenente permanece internado na UTI do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, em estado grave. Segundo informações do 1º Batalhão de Polícia de Choque (Rota), ele está estável e respondendo aos cuidados intensivos. Na quinta-feira (9), foi submetido a uma traqueostomia, procedimento que, segundo os médicos, transcorreu sem complicações ou sangramentos. Ele segue em ventilação mecânica pelo novo acesso, com pressão intracraniana estável em níveis baixos e sem febre.
O atentado ocorreu na manhã de 27 de junho, quando o policial estava em uma moto parada em um semáforo na Avenida Goiás, em São Caetano do Sul. Imagens de câmeras de segurança mostram dois criminosos em outra motocicleta se aproximando; o garupa disparou contra a cabeça do oficial e ambos fugiram. As autoridades afirmam que o ataque foi premeditado, mas não descartam nenhuma hipótese sobre a motivação.
Ronickson Pimentel é irmão de Eloá Pimentel, jovem assassinada em 2008 após ser mantida em cárcere privado pelo ex-namorado. Em menos de 15 dias, a investigação resultou na prisão de três suspeitos e na morte de sete homens inicialmente apontados como possíveis envolvidos, mas sem confirmação de ligação direta com o atentado.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo oferece recompensa de R$ 50 mil por informações que levem à captura de Hércules da Costa Siqueira, conhecido como Golias, apontado como principal suspeito de efetuar os disparos. A polícia acredita que ele ainda esteja no Brasil.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/tenente-da-rota-baleado-na-cabeca-passara-por-novo-exame-esta-semana


