O empresário Ivo Kos, de 48 anos, virou réu na Justiça de São Paulo após ser denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de lesão corporal contra a mulher e ameaça. A denúncia foi aceita pela Vara do Foro Central de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na última terça-feira (18/8).
Kos, que atua no mercado financeiro e é sócio-fundador da securitizadora Virgo, foi preso em flagrante no sábado (15/8) depois de agredir a esposa, a dentista Giullia Falcão Kos, de 27 anos, na calçada da casa onde moravam, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.
A Justiça negou o pedido da defesa para converter a prisão preventiva em domiciliar. A juíza Carla Balestreri também estabeleceu medidas protetivas de urgência, incluindo a volta da vítima à residência do casal e a restituição de bens pessoais e do veículo de Giullia.
Ivo Kos está proibido de manter qualquer contato com a esposa, seja por meios de comunicação ou por intermédio de terceiros. Além disso, ele deve permanecer a uma distância mínima de 300 metros dela, do local de trabalho e dos familiares da vítima.
Segundo o relato de Giullia ao Metrópoles, as agressões começaram dentro do carro, depois de um jantar com outro casal. Ao chegar perto de casa, ela tentou ligar para a polícia, mas o marido tomou o celular dela e encerrou a ligação antes que pudesse pedir socorro.
A dentista contou que, ao descer do veículo e correr pela rua em busca de ajuda, dois seguranças teriam presenciado a cena. Em vez de auxiliá-la, um deles teria ajudado Ivo a colocá-la de volta para dentro da residência à força.
«Eu chorava, implorava por socorro, e eles simplesmente não me ajudavam, como se eles não pudessem fazer nada porque quem pagava [o salário deles] não era eu, era o meu marido», afirmou Giullia, destacando que os serviços de segurança eram custeados pelo empresário.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou que o segurança citado pela vítima ainda não foi ouvido pela Polícia Civil e não é investigado no caso. A pasta informou que os profissionais de segurança privada não são alvo de apuração neste momento.
A defesa de Ivo Kos ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão judicial. O caso segue em segredo de Justiça, e a próxima etapa será a audiência de instrução, quando serão ouvidas as testemunhas e as partes envolvidas.
A agressão ganhou repercussão após a vítima expor as marcas das agressões nas redes sociais. A ação penal é mais um desdobramento do caso, que também levantou discussões sobre a violência doméstica e a responsabilidade de testemunhas em situações de emergência.
Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/empresario-agrediu-esposa-reu-justica

