UrgenteLinhas da Transwolff seguem sob gestão municipal em São Paulo sem edital de licitação publicado
← Voltar

São Paulo

Linhas da Transwolff seguem sob gestão municipal em São Paulo sem edital de licitação publicado

Dois anos e meio após intervenção, Prefeitura de São Paulo ainda não publicou licitação para nova operadora das linhas de ônibus da Transwolff; processo está em análise no TCM.

foto colorida de ônibus da Transwolff circulam normalmente no dia em que MPSP faz operação da empresa por suspeita de ligação com o PCC; na imagem, ônibus da empresa no Terminal Santo Amaro; Justiça tornou dirigentes da empresa réusFoto: Jéssica Bernardo/Metrópoles
Raphael Nogueira Felix
21 de outubro de 202602:45
Atualizado agora há pouco às 05:45

Passageiros de bairros da zona sul de São Paulo, como Grajaú e Parelheiros, ainda encontram adesivos da Transwolff nos ônibus que utilizam diariamente. Os funcionários também se identificam como trabalhadores da empresa. No entanto, a companhia não opera nenhuma linha municipal há cerca de dois anos e meio.

Desde abril de 2024, a Prefeitura de São Paulo administra as linhas que eram de responsabilidade da Transwolff. A mudança ocorreu após o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apontar suspeitas de ligações entre a empresa e a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A licitação para contratar uma nova operadora para os coletivos ainda não foi publicada. O Metrópoles apurou que o edital já foi redigido pela prefeitura e está sob análise do Tribunal de Contas do Município (TCM) desde meados deste ano.

Em nota, o TCM informou que emitiu um relatório preliminar sobre a licitação em 21 de julho, «apontando a necessidade de ajustes na minuta do edital». Segundo o órgão, «no dia 25 de setembro, a SPTrans enviou ao Tribunal a resposta ao pedido de ajustes do edital. O processo está em análise pela auditoria e segue sem qualquer determinação de suspensão».

Procurada, a Prefeitura de São Paulo não informou uma estimativa de quando o edital será publicado. Limitou-se a dizer que o «processo licitatório está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Município».

Enquanto os trâmites para a publicação do edital não avançam, a SPTrans continua responsável pelo dia a dia das linhas. Isso inclui desde o pagamento dos funcionários até a compra de energia elétrica para a operação dos coletivos.

A situação afeta diretamente milhares de passageiros que dependem do transporte público na zona sul da capital paulista. A expectativa é de que a nova licitação traga mais transparência e regularidade ao serviço, mas não há prazo definido para que isso ocorra.

A intervenção na Transwolff foi determinada pelo prefeito Ricardo Nunes após os casos envolvendo a empresa e a Upbus. Desde então, a gestão municipal tenta concluir o processo licitatório, que segue em análise técnica.

Procurada, a SPTrans não se manifestou sobre a demora na publicação do edital. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/ha-2-anos-sob-intervencao-linhas-de-onibus-da-transwolff-esperam-licitacao

TranswolfflicitaçãoônibusSão PauloSPTransTCMtransporte públicoia-auto