UrgenteInstituto Butantan recruta idosos na região de Campinas para teste de vacina contra gripe com adjuvante
← Voltar

Campinas

Instituto Butantan recruta idosos na região de Campinas para teste de vacina contra gripe com adjuvante

O Instituto Butantan busca 990 voluntários com 60 anos ou mais na região de Campinas para concluir ensaio clínico de vacina adjuvada contra gripe, com meta de 7.200 participantes em todo o país.

Instituto Butantan recruta idosos na região de Campinas para teste de vacina contra gripe com adjuvante. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
25 de junho de 202616:21
Atualizado agora há pouco às 19:21

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está recrutando voluntários com 60 anos ou mais na região de Campinas para um ensaio clínico de uma nova vacina contra a gripe. Ainda faltam 990 participantes para atingir a meta nacional de 7.200 voluntários.

O recrutamento é realizado pela A2Z Clinical, em Valinhos, e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Podem participar homens e mulheres com 60 anos ou mais, saudáveis ou com comorbidades controladas, como diabetes e hipertensão. Não serão aceitos indivíduos com imunodeficiência, doenças instáveis ou que tenham tomado vacina contra gripe nos últimos 180 dias.

A vacina em estudo conta com um adjuvante, substância que potencializa a resposta imunológica. A ideia é oferecer proteção extra a idosos, que naturalmente têm imunidade reduzida e maior risco de complicações graves pela gripe.

Metade dos voluntários receberá a vacina adjuvada do Butantan, e a outra metade, uma vacina de alta dose já disponível na rede privada para o público 60+. O acompanhamento será de seis meses, permitindo comparar a eficácia dos dois imunizantes.

Além de Campinas e Valinhos, o estudo ocorre em outros oito centros de pesquisa em São Paulo: Ribeirão Preto, Serrana, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul e capital. Também há centros em Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Laranjeiras (SE) e Natal (RN).

Segundo a gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Butantan, Carolina Barbieri, quem ainda não se vacinou contra a gripe e tem doenças controladas pode se beneficiar do estudo, além de receber acompanhamento médico por pelo menos seis meses.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, até 23 de junho, foram registrados 24.938 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, com 1.307 óbitos. Cerca de 5% das mortes por SRAG foram causadas pelo vírus influenza. Em 2025, os números foram ainda maiores: 67.633 casos e 6.298 óbitos, com 14,03% das mortes associadas ao influenza.

O envelhecimento do sistema imunológico, chamado imunossenescência, torna os idosos mais vulneráveis à gripe. A vacinação é essencial para prevenir sintomas graves, hospitalizações e sobrecarga do sistema de saúde.

Desde 2013, o Butantan fornece a vacina influenza trivalente sazonal ao Programa Nacional de Imunizações, produzindo cerca de 80 milhões de doses por ano. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde para maiores de seis meses, com grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e pessoas em situação de rua.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/instituto-butantan-busca-idosos-com-60-anos-ou-mais-na-regiao-de-campinas-para-ensaio-clinico-da-vacina-adjuvada-contra-gripe-meta-e-atingir-7-200-voluntarios/

Butantanvacina contra gripeidososCampinasensaio clínicosaúdeia-auto