A Secretaria de Educação de Suzano ampliou o alcance do projeto «Educando pela Cidade» ao contemplar mais 482 alunos da rede municipal em uma nova semana de atividades. A ação, realizada entre os dias 11 e 14 de agosto, levou crianças de 4 a 10 anos para conhecer pontos de referência cultural e turística do município, unindo aprendizado e lazer fora do ambiente escolar.
Durante os quatro dias, os estudantes visitaram o Parque Max Feffer, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, o Cineteatro Wilma Bentivegna e o Centro Cultural Jardim Colorado. As atividades envolveram alunos de cinco unidades educacionais diferentes, que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre história, meio ambiente e cultura local.
Na terça-feira (11), 58 crianças da Escola Municipal Victor Salviano estiveram no Viveiro Municipal, no Jardim Imperador, onde conheceram as centenas de espécies de mudas floríferas e frutíferas. No local, os pequenos também tiveram contato com animais e com o espaço dedicado ao cuidado de orquídeas, reforçando conceitos de Educação Ambiental.
No mesmo dia, 39 estudantes da Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy visitaram o Casarão da Memória, no centro da cidade, para aprender mais sobre a história de Suzano. Na quarta-feira (12), 56 alunos da Escola Municipal Guiske Tadano conheceram as instalações do Cineteatro Wilma Bentivegna, enquanto outros 21 estudantes participaram de um amistoso de futebol com alunos da Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, como preparação para os Jogos Escolares.
A quinta-feira (13) concentrou o maior número de participantes, com 195 estudantes de três escolas em atividades externas. Desse grupo, 61 alunos da Escola Victor Salviano foram ao Viveiro Municipal; 104 da Escola Professora Neyde Pião Vidal visitaram o Parque Max Feffer; e 30 da Escola Nizilda Alves de Godoy retornaram ao Casarão da Memória.
Na sexta-feira (14), 113 crianças da Escola Professora Neyde Pião Vidal encerraram a semana com um dia de ensinamentos no Parque Max Feffer e no Centro Cultural Jardim Colorado. No equipamento cultural, que abriga o Programa de Formação Artística (Profart) da Secretaria Municipal de Cultura, os alunos puderam assistir ao espetáculo «A Menina da Cabeça de Bola», parte da programação da 13ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano.
Segundo a secretária municipal de Educação, Renata Priscila Magalhães, o projeto tem proporcionado momentos valiosos de contato com a cultura e o aprendizado além da escola. «Oferecer aos alunos um momento educativo aliado ao lazer é fundamental. Graças ao projeto, só neste ano, mais de 8 mil crianças já foram contempladas com experiências significativas que ampliam sua visão de mundo e fortalecem o processo de aprendizagem», destacou a titular da pasta.
A ação reforça o compromisso da administração municipal em ampliar as oportunidades educacionais, integrando o currículo escolar ao patrimônio histórico e ambiental da cidade. Com atividades planejadas para diferentes faixas etárias, o projeto segue ao longo do ano beneficiando novas turmas da rede pública de ensino.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/projeto-educando-pela-cidade-contempla-mais-482-criancas-em-nova-semana-de-atividades

