UrgenteMães questionam presença de funcionário condenado por crime sexual em escola municipal de Suzano
← Voltar

Mães questionam presença de funcionário condenado por crime sexual em escola municipal de Suzano

Mães de alunos da EMEF Prof. Ruy Ferreira Guimarães, no Jardim São Bernardino, em Suzano, procuraram o Diário do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (14) para manifestar indignação e pedir esclarecimentos sobre a presença de um homem condenado por crime sexual contra uma criança entre os funcionários da unidade escolar.

Montagem colorida mostra o professor de geografia Petrick Welber, preso após condenação por estuproFoto: Reprodução.
Raphael Nogueira Felix
14 de setembro de 202620:16
Atualizado agora há pouco às 23:43

Segundo relato encaminhado ao Diário, homem preso em Itaquaquecetuba teria trabalhado como auxiliar de atividades escolares na EMEF Prof. Ruy Ferreira Guimarães em Suzano

A denúncia se refere a Petrick Welber Soares Pais, de 33 anos, preso pela Polícia Militar na última quinta-feira (10), em Itaquaquecetuba, após ser localizado em um imóvel no Jardim Piratininga. Ele possuía mandado de prisão em aberto e foi condenado, em segunda instância, a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado.

https://diarioesp.com.br/itaquaquecetuba/2026/09/11/professor-condenado-por-crime-sexual-contra-crianca-e-preso-em-itaquaquecetuba.html

Na matéria publicada anteriormente pelo Diário, Petrick foi identificado como professor de geografia e informado que, à época do crime, ocorrido em 2021.

Entretanto, uma mãe entrou em contato com a reportagem após a publicação e informou que o homem teria trabalhado recentemente na EMEF Prof. Ruy Ferreira Guimarães, escola onde seu filho estuda.

Segundo o relato, Petrick não exercia a função de professor na unidade, mas trabalhava como auxiliar de atividades escolares. A mãe também afirmou que ele era conhecido informalmente por alguns alunos como “tio do portão”.

Mães demonstram preocupação

A informação provocou preocupação entre mães de alunos da unidade. Uma delas afirmou ao Diário que os responsáveis ficaram indignados ao saber que o homem teria frequentado o ambiente escolar enquanto havia uma ordem judicial relacionada ao processo.

“Ele estava trabalhando atualmente na escola municipal onde meu filho estuda. É um absurdo, porque ele estava foragido desde 2021 e trabalhando normalmente. Todas as mães estão indignadas com o risco que nossos filhos correram com a presença desse homem na escola”, relatou.

A reportagem, porém, não conseguiu confirmar de forma independente até o momento o período exato em que Petrick teria trabalhado na unidade, nem se a administração municipal tinha conhecimento de sua situação judicial.

Prefeitura deverá esclarecer situação

Diante da denúncia, a reportagem buscará esclarecimentos junto à Prefeitura de Suzano e à Secretaria Municipal de Educação.

Entre os questionamentos estão se Petrick Welber Soares Pais integrou o quadro de funcionários da EMEF Prof. Ruy Ferreira Guimarães, qual função exercia, durante qual período trabalhou na unidade e se havia conhecimento por parte da administração municipal sobre o processo judicial e o mandado de prisão.

Também será questionado quais procedimentos são adotados pelo município para a contratação e permanência de profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes nas escolas municipais.

Prisão em Itaquaquecetuba

Petrick foi localizado pela Polícia Militar após uma denúncia anônima. Conforme informado anteriormente, ele estava na casa de familiares quando foi abordado e não resistiu à prisão.

O homem foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Itaquaquecetuba e deverá cumprir a pena determinada pela Justiça em uma unidade prisional do Estado de São Paulo.

O processo envolve uma criança e tramita em segredo de Justiça.

O Diário do Estado de São Paulo continuará acompanhando o caso e atualizará esta reportagem assim que a Prefeitura de Suzano ou a Secretaria Municipal de Educação se manifestarem sobre a denúncia.