Dados do Infosiga mostram recuo consistente mês a mês; abril teve a maior queda, com mais de 50% de redução
A retração ocorreu em todos os meses analisados. O destaque foi abril, quando os acidentes diminuíram mais da metade: foram 111 ocorrências em 2024 contra apenas 47 em 2025 – uma redução de 57,7%, a mais significativa do período.
Janeiro aparece em seguida com a segunda maior queda: de 103 registros em 2024 para 76 neste ano, o que representa diminuição de 26,2%. Já em maio e julho, a cidade manteve redução semelhante, de 23,2% e 23,7%, respectivamente. Em maio, os acidentes passaram de 112 para 86. Em julho, foram 76 registros no ano passado e 58 neste ano.
Nos demais meses, a queda variou entre 7,1% e 20,8%, mostrando tendência contínua de melhora na segurança viária.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, o resultado é reflexo de ações integradas. “Por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, tomamos diversas medidas desde o início do ano para aumentar a segurança no trânsito de Mogi das Cruzes, além de melhorar a fluidez. Entre as ações, estão as edições regulares da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), capacitações de motoristas das concessionárias do transporte público, aulas da Escola Mirim de Trânsito em sua sede e nas escolas públicas e particulares, entre outras que vêm contribuindo para a redução nos números de acidentes em todos os bairros”, destacou.
