PF desmonta esquema de desvio de cafeína para o tráfico em operação no Alto Tietê

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal desencadeou a Operação Caffeine Break para desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de toneladas de produtos químicos para o tráfico de drogas.
PF desmonta esquema de desvio de cafeína para o tráfico em operação no Alto Tietê — Foto: Divulgação/Polícia Federal
PF desmonta esquema de desvio de cafeína para o tráfico em operação no Alto Tietê — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A ação, que mobilizou cerca de 210 policiais federais, cumpriu nove mandados no Alto Tietê — entre Ferraz de Vasconcelos e Suzano — e outros mais de 60 em cidades do interior paulista e no Rio de Janeiro.

Em Ferraz de Vasconcelos, foram executados dois mandados de prisão temporária, dois de busca e apreensão em residências e um em empresa. Já em Suzano, as equipes cumpriram dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão.

A investigação teve início após o Setor de Químicos da PF, em São José dos Campos, identificar movimentações suspeitas de uma empresa de suplementos alimentícios à base de cafeína. O levantamento revelou que, junto com outras duas companhias do setor, a empresa adquiriu mais de 550 toneladas de cafeína sem justificativa econômica, emitindo notas fiscais falsas para encobrir a operação.

O sócio de uma das empresas já havia sido preso em 2010 por esquema semelhante na Operação Opus Magna. Desta vez, segundo a PF, o grupo atuava com estrutura mais sofisticada, contando com químicos, farmacêuticos, despachantes aduaneiros e advogados para viabilizar o esquema.

Além dos mandados, a Justiça determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens móveis e imóveis, somando até R$ 72 milhões. Os investigados poderão responder por desvio de produtos químicos controlados e participação em organização criminosa, crimes que podem ultrapassar 25 anos de prisão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Patrocínio
Patrocínio