Entre os casos, um homem morreu e outros três permanecem internados em hospitais da região. A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que, apenas neste domingo (5), dois novos pacientes procuraram atendimento no Centro de Saúde 24h com sintomas compatíveis à intoxicação.
Os homens, ambos com cerca de 40 anos, relataram ter consumido bebidas alcoólicas — um deles em Itaquaquecetuba e o outro na capital paulista. Um paciente foi transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e o outro está internado no Hospital Geral de Itaquaquecetuba (HGI).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gabriel Rocha, todos os casos seguem sob monitoramento.
“Foi aberto o protocolo de intoxicação por metanol e todos estão sendo acompanhados. No momento, os pacientes permanecem estáveis”, afirmou o secretário.
Na semana passada, o município já havia confirmado a investigação da morte de um homem de 33 anos, ocorrida no dia 23 de setembro no HGI. Outro paciente, de 47 anos, deu entrada no Centro de Saúde 24h no último dia 2 e também foi transferido ao hospital.
A preocupação não se restringe a Itaquaquecetuba. Em Mogi das Cruzes, dois casos suspeitos estão sendo avaliados pela Secretaria Municipal de Saúde, embora ainda não constem no levantamento estadual. Em Ferraz de Vasconcelos, um caso segue em investigação, conforme informado pela Secretaria de Estado da Saúde.
As autoridades reforçam o alerta para o consumo de bebidas de procedência duvidosa, principal causa de intoxicações por metanol — substância tóxica que pode causar cegueira, falência múltipla de órgãos e morte quando ingerida.