A iniciativa faz parte do projeto do Fundo Social do Estado de São Paulo e seguirá até o dia 5 de setembro, durante a semana de comemoração dos 465 anos de Mogi das Cruzes.
As inscrições estão abertas até quinta-feira (28/08) e podem ser feitas pelo site www.cursofussp.sp.gov.br ou presencialmente na sede do Fundo Social, localizada na Avenida Lourenço de Souza Franco, 1.030, das 8h às 17h. O curso é voltado para pessoas a partir de 18 anos.
Com 40 horas de carga horária, o curso é dividido em três turnos: manhã (8h às 12h30) e tarde (13h às 17h30) para iniciantes, e noite (18h às 22h30) para nível intermediário, oferecendo 45 vagas no total. Entre os conteúdos abordados estão lógica de programação, programação em blocos, design gráfico, criação de jogos digitais e noções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A prefeita Mara Bertaiolli ressalta a importância da iniciativa: “Estes cursos gratuitos oferecem aos participantes a chance de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho ou para empreender”, afirma.
Maira Cusatis, presidente do Fundo Social local, reforça o impacto social do programa: “A tecnologia abre portas para o futuro. Ao oferecer cursos como este, damos aos jovens e adultos a oportunidade de transformar conhecimento em novas possibilidades de vida”, diz.
O Caminho da Capacitação é um programa itinerante do Fundo Social de São Paulo, com 30 carretas percorrendo diferentes cidades, oferecendo cursos rápidos e certificados, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada carreta é equipada com salas de aula acessíveis, internet via Starlink, câmeras de segurança, banheiro e copa, além de recursos específicos conforme o curso, como computadores, estúdios de gravação e mesas de som.
O modelo itinerante busca facilitar o acesso à qualificação profissional, reduzindo a necessidade de deslocamento e promovendo inclusão social e oportunidades de geração de renda para a população.

 
								
 




