UrgenteMogi inicia testes para servir vegetais pré-higienizados em escolas municipais
← Voltar

Mogi das Cruzes

Mogi inicia testes para servir vegetais pré-higienizados em escolas municipais

Prefeitura de Mogi das Cruzes definiu cronograma do PDAS e vai testar alimentos processados em três escolas de período integral a partir de setembro.

Transparência

Raphael Nogueira Felix
1 de junho de 202621:32
Atualizado agora há pouco às 00:32

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, reuniu na última sexta-feira (29) integrantes do Conselho Gestor e do Comitê Técnico do Programa de Desenvolvimento Alimentar Sustentável (PDAS) para alinhar as próximas etapas do projeto. O encontro contou com representantes das pastas de Educação, Clima e Meio Ambiente, além de instituições parceiras como Fatec, Ibrahort e CNVEG.

Ficou definido que as atividades práticas serão iniciadas no segundo semestre, provavelmente em setembro. Serão realizadas visitas técnicas em três escolas municipais de período integral para avaliar a aceitação e o processamento de vegetais higienizados e embalados. As unidades escolhidas são a Escola Municipal Armindo Freire Mármora (Jardim das Bandeiras, César de Souza), a Florisa Faustino Pinto (Jardim Oropó) e o CEMPRE Ruth Cardoso (Jardim Layr).

O estudo será conduzido ao longo de três semanas, com duas visitas em cada escola. Em um dos encontros, a equipe observará o preparo convencional dos alimentos, com lavagem e corte pelas merendeiras. Na segunda etapa, serão testados produtos já higienizados, cortados e embalados. Ao todo, 12 itens da merenda serão avaliados, entre folhosas (alface, escarola, acelga, couve-manteiga, repolho e brócolis ninja) e legumes (batata, chuchu, cenoura, abobrinha italiana, mandioca com casca e beterraba).

O diretor executivo do Ibrahort, Manoel de Oliveira, explicou que a iniciativa busca verificar a otimização do trabalho das merendeiras, a oferta e o consumo dos alimentos, além de critérios técnicos como eficiência e redução de perdas. Antes dos testes nas escolas, profissionais da Educação participarão de visitas técnicas às unidades responsáveis pela higienização e embalagem dos vegetais, para capacitação das equipes.

O secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, destacou que o projeto reforça o compromisso da gestão com a modernização da merenda escolar e a promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável. “Estamos construindo uma nova referência para a merenda escolar em Mogi das Cruzes, unindo tecnologia, segurança alimentar, sustentabilidade e qualidade nutricional”, afirmou.

As análises contarão com o apoio de alunos da Fatec, que farão o acompanhamento científico e operacional. A professora Mariana Fraga, responsável pelas análises técnicas, disse que o objetivo é avaliar dados de segurança dos alimentos, eficiência operacional, aceitação dos produtos e impacto no ambiente escolar. Já o presidente da CNVEG e idealizador do programa, Paulo Schinchariol, ressaltou o caráter inovador da iniciativa, colocando Mogi entre os municípios pioneiros na construção de um modelo mais moderno e seguro para a merenda escolar.

A expectativa é que os resultados do estudo sirvam de base para a ampliação do uso de vegetais processados na rede municipal, melhorando a qualidade da alimentação oferecida aos alunos e reduzindo o desperdício.

Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/mogi-define-cronograma-do-pdas-e-da-inicio-a-visitas-tecnicas-para-modernizar-merenda-escolar

merenda escolarPDASMogi das Cruzesalimentação saudávelvegetais higienizadosia-auto