A Prefeitura de Mogi das Cruzes marcou presença no 9º Conexidades 2026, realizado em Campos do Jordão, com a apresentação de experiências municipais nas áreas de governança, integridade e inovação. O vice-prefeito Téo Cusatis representou a prefeita Mara Bertaiolli no painel “Inovação em Governos: Como as Compras Públicas de Inovação podem impulsionar a competitividade territorial”, ocorrido na terça-feira (16/06).
O debate reuniu representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Sebrae-SP e de outras prefeituras paulistas. O foco da discussão foi o uso estratégico das compras públicas para fomentar a inovação, fortalecer ecossistemas locais e atrair startups e pequenas empresas inovadoras, além de melhorar a qualidade dos serviços à população.
Durante sua fala, Cusatis detalhou as ações implementadas pela administração municipal para modernizar a gestão e promover a transformação digital. Ele enfatizou que a inovação não se limita à adoção de novas tecnologias, mas envolve também a otimização de processos internos, a integração entre secretarias e a capacidade de resposta do poder público aos desafios urbanos.
Entre os destaques apresentados, a adesão ao Programa CatalisaGov, do Sebrae, foi um dos principais. A iniciativa, oficializada pela prefeita Mara Bertaiolli, busca aproximar governos, startups e pequenas empresas na busca por soluções para problemas da administração pública. Atualmente, 14 secretarias municipais, a Ouvidoria Geral, o Instituto de Previdência Municipal (Iprem) e a Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação estão engajados no programa.
O vice-prefeito anunciou que a Prefeitura está estruturando um Comitê de Governança do CatalisaGov e que, nas próximas semanas, serão iniciadas capacitações voltadas aos servidores municipais. O objetivo é consolidar uma cultura permanente de inovação, integrando governo, empreendedores, universidades e sociedade civil.
Outra ação mencionada foi a implantação do Programa Municipal de Integridade, instituído por lei, que fortalece mecanismos de governança, transparência e prevenção de irregularidades. Cusatis também destacou o reforço no monitoramento de licitações, com verificação de IPs de empresas participantes e cruzamento de dados para identificar possíveis conluios, medidas implementadas pelo Comitê de Integridade do município.
O painel contou com a participação de Eliza Bastos (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Beatriz Rennó Biscalchim (Sebrae-SP), o prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, e o secretário de Finanças de Vinhedo, Rodolfo Pieri, entre outros. A troca de experiências entre os municípios presentes reforçou a importância da inovação como ferramenta para a eficiência da gestão pública.
Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/vice-prefeito-teo-cusatis-destaca-iniciativas-de-inovacao-e-modernizacao-da-gestao-no-conexidades-2026


