A Controladoria-Geral de Mogi das Cruzes promoveu, nesta semana, um encontro técnico com representantes da Unidade Central de Controle Interno da Prefeitura de Bertioga. A reunião teve como objetivo principal o compartilhamento de práticas e experiências relacionadas à gestão de transferências de recursos, emendas parlamentares destinadas aos municípios e convênios.
Participaram da visita a controladora do Município de Bertioga, Adriana Santana Cardoso, e as servidoras Andréa Lemos Ferreira e Luciene de Fátima Dias Castilho. Elas foram recebidas pelo controlador-geral de Mogi das Cruzes, Rodrigo Cardoso Reys, que destacou a importância da troca de conhecimentos para aprimorar os mecanismos de controle interno.
“Trocar experiências e práticas de controladoria interna permite que os municípios unam forças e construam uma rede de aprendizado mútuo. Esta cooperação previne eventuais erros e possibilita ganhos de gestão e transparência”, afirmou Reys.
Além do controlador-geral, estiveram presentes no encontro os controladores Edson Takimoto, Fábio Costa Pizzolato e Rafael Hiroshi Yuba, bem como os servidores do Setor de Convênios Francisco Cardenas e Natalia Muffo.
A iniciativa também está alinhada com a recente reestruturação da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Mogi das Cruzes, promovida pela prefeita Mara Bertaiolli. A lei 8.351, publicada no fim de maio, reorganizou o órgão, que passou a incorporar setores de transparência e ouvidoria, além das funções tradicionais de controle das contas públicas.
De acordo com a administração municipal, a reestruturação visa fortalecer o sistema de controle interno, a integridade pública e o combate à corrupção, em sintonia com modelos consolidados em outras partes do país. A medida também atende à “Ação 9 - Reestruturar a Controladoria Geral do Município”, prevista no Plano Municipal de Integridade, lançado em 2025, e integra o plano de ação do programa Time Brasil, da Controladoria-Geral da União, do qual Mogi é signatária.
O encontro com a equipe de Bertioga reforça a disposição de Mogi em colaborar com outras cidades, compartilhando boas práticas e contribuindo para a melhoria da gestão pública em âmbito regional.
Fonte de referência: www.mogidascruzes.sp.gov.br — https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/controladoria-geral-recebe-visitantes-de-bertioga-para-reuniao-tecnica-e-troca-de-experiencias


