Represa em Salesópolis preocupa moradores enquanto Sabesp anuncia redução de pressão da água no Alto Tietê

A estiagem prolongada no Alto Tietê já começa a trazer sinais preocupantes. Em Salesópolis, moradores e turistas registraram em vídeo a baixa no nível da água da represa da barragem de Ponte Nova, no bairro Aterrado Pinheiros.
Represa em Salesópolis preocupa moradores enquanto Sabesp anuncia redução de pressão da água no Alto Tietê — Foto: Reprodução
Represa em Salesópolis preocupa moradores enquanto Sabesp anuncia redução de pressão da água no Alto Tietê — Foto: Reprodução

As imagens mostram a diminuição do volume de água no reservatório, que abastece parte da região metropolitana de São Paulo.

Diante desse cenário, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta-feira (29) que quase 430 mil ligações terão a pressão da água reduzida à noite, das 21h às 5h. A medida busca preservar os mananciais e foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

Segundo a companhia, serão atingidos os municípios de Arujá, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Já Salesópolis, Biritiba-Mirim, Guararema e Santa Isabel não sofrerão impactos, pois contam com sistemas próprios de abastecimento.

Em Mogi das Cruzes, apenas alguns bairros próximos à divisa e a região do Aruã terão o fornecimento impactado.

Os índices de armazenamento dos reservatórios seguem em queda. Entre os dias 26 e 27 de agosto, o volume total da Grande São Paulo caiu de 38,2% para 38,0%, menor marca desde 2015. No Sistema Alto Tietê, a redução foi de 30,3% para 30,1%, representando uma perda de quase 1 bilhão de litros de água em apenas 24 horas.

A Sabesp orienta que a população redobre os cuidados no consumo diário e mantenha os cadastros atualizados para receber informações sobre o abastecimento.

@fevirtualnoarofical

♬ som original – FÉ VIRTUAL NO AR

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Patrocínio
Patrocínio