UrgentePL e PT dominam 43% das cadeiras de SP na Câmara; reeleitos são 55,7% dos eleitos
← Voltar

São Paulo

PL e PT dominam 43% das cadeiras de SP na Câmara; reeleitos são 55,7% dos eleitos

Dos 70 deputados federais escolhidos por São Paulo, 19 são do PL e 11 do PT. Mais da metade dos eleitos já tinha mandato na Câmara.

Câmara dos DeputadosFoto: Kebec Nogueira/Metrópoles
Raphael Nogueira Felix
6 de outubro de 202616:55
Atualizado agora há pouco às 19:55

A eleição deste domingo (4/10) definiu os 70 deputados federais que representarão São Paulo na Câmara dos Deputados a partir da próxima legislatura. O PL e o PT, partidos rivais no cenário nacional, somam 42,8% das cadeiras paulistas, com 19 e 11 eleitos, respectivamente.

Segundo os dados apurados, 55,71% dos parlamentares eleitos por São Paulo são reeleitos, o que indica continuidade expressiva na bancada. Outros 31 deputados assumirão o cargo pela primeira vez.

Entre os cinco candidatos mais votados do estado, quatro já exerciam mandato na Câmara: Erika Hilton (PSol), Sâmia Bomfim (PSol), Kim Kataguiri (Missão) e Tabata Amaral (PSB). O primeiro colocado em votos, Lucas Pavanato (PL), é atualmente vereador e terá sua primeira experiência como deputado federal.

A distribuição partidária dos eleitos mostra equilíbrio entre diversas legendas. PSol, Podemos, Republicanos e PSD elegeram seis deputados cada um, o equivalente a 8,57% das cadeiras. Na sequência aparecem MDB, com quatro; PP, com três; e PSB, União Brasil e Missão, com dois cada. PSDB e PRD completam a lista com um representante cada.

Quando se observa apenas o grupo dos 39 reeleitos, a concentração partidária fica mais evidente: o PL responde por 25,64% dos que renovaram o mandato, seguido pelo PT, com 20,51%. Podemos, PSol, Republicanos e PSD aparecem com três cada, enquanto PSB e MDB têm dois cada. PP, Novo e Missão completam com um nome cada.

Já entre os 31 eleitos que não estavam na Câmara na legislatura anterior, o PL lidera com oito nomes, ou 25,81% dos novatos. O PT vem em seguida, com quatro; PSol, Republicanos e PSD somam três cada; MDB, PP e União Brasil têm dois cada; e Podemos, Novo, PSDB e PRD fecham com um representante cada.

A lista dos mais votados em São Paulo é encabeçada por Erika Hilton (PSol), com 1.596.472 votos, seguida por Sâmia Bomfim (PSol), com 583.107, e Kim Kataguiri (Missão), com 520.071. Tabata Amaral (PSB) aparece na quarta posição, com 476.383 votos.

Na sequência dos mais votados estão Delegado Palumbo (Podemos), com 303.271 votos; Mauricio Neves (PP), com 269.996; Marcio Alvino (PL), com 261.325; Baleia Rossi (MDB), com 239.124; Delegado Bruno Lima (Podemos), com 217.952; e Rosana Valle (PL), com 213.752.

A composição da bancada paulista na Câmara reflete o cenário nacional de fragmentação partidária, com 13 legendas representadas. A próxima legislatura começa em 2027, quando os eleitos tomarão posse e definirão a presidência da Casa e a composição das comissões permanentes.

Os números consolidados da apuração em São Paulo reforçam a força das máquinas partidárias estaduais e a vantagem de quem já ocupava o cargo. A taxa de reeleição de 55,71% supera a média de renovações em eleições anteriores, segundo levantamento da reportagem.

Fonte de referência: metropoles.com — https://metropoles.com/sao-paulo/pl-pt-deputados-federais-sp

eleiçõescâmara dos deputadossão pauloplptdeputados federaisia-auto