fbpx

Expectativa de vida dos brasileiros cai e exige maior cuidado com a saúde, alertam especialistas do Imot

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas vão viver menos, como consequência da pandemia de Covid-19; incorporar a prática de exercícios físicos no dia a dia é imperativo
Expectativa de vida dos brasileiros cai e exige maior cuidado com a saúde, alertam especialistas do Imot. Foto: Divulgação
Expectativa de vida dos brasileiros cai e exige maior cuidado com a saúde, alertam especialistas do Imot. Foto: Divulgação

A pandemia de Covid-19 reduziu a expectativa de vida da população mundial, segundo o mais recente estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com queda de 1,8 ano, em média. No Brasil, uma pessoa nascida em 2019 tinha uma expectativa de viver, em média, 76,2 anos; já em 2022, essa previsão caiu para 75,5 anos no período pós-pandêmico, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Viver mais e melhor é um desafio e exige mudança de hábitos da população. Isso porque o envelhecimento traz, como uma de suas consequências, a diminuição progressiva e generalizada da massa e da força muscular, uma disfunção chamada de Sarcopenia. Embora seja um processo natural à medida que a idade avança, pode ser acelerado por fatores como sedentarismo, má alimentação e algumas doenças crônicas.

Nos idosos, a perda de massa muscular aumenta a incidência de desequilíbrio e quedas, que podem ser fatais. Segundo dados do Ministério da Saúde, esses acidentes têm causado mais óbitos no país. Terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos, as quedas mataram 70.516 idosos, entre 2013 e 2022, no país.

Dificuldade de levantar objetos, subir escadas ou até mesmo se levantar de uma cadeira são alguns sinais que, no começo, merecem atenção, como explica Rogério Augusto Geremias, ortopedista especialista em ombro e cotovelo e médico do esporte na Imot Move Saúde, a Clínica do Movimento e Promoção da Saúde do Imot, em Mogi das Cruzes. O Imot é referência em ortopedia, traumatologia e fisioterapia em Mogi e no Alto Tietê.

“A perda de massa muscular não afeta apenas a força, mas também a qualidade de vida. Músculos enfraquecidos aumentam o risco de quedas e fraturas, comprometem a mobilidade e a independência, e podem levar a outras complicações de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares”, alerta o médico.

A prática de exercício físico ajuda na prevenção: “A combinação de musculação e exercícios aeróbicos é particularmente eficaz. A musculação ajuda a aumentar e manter a massa muscular, enquanto os exercícios aeróbicos melhoram a saúde cardiovascular e a resistência”, acrescenta o ortopedista.

Porém, a prática de exercícios, para ser eficaz, precisa de orientação especializada, direcionada a cada pessoa e necessidade. Na Imot Move Saúde, o corpo clínico atende desde pacientes com doenças crônicas como quem busca a prevenção de doenças e a melhora do condicionamento corporal para a promoção da saúde.

Os exercícios são prescritos após testes precisos e específicos para cada caso e as atividades supervisionadas por especialistas em movimento: cardiologista, ortopedista, fisiologista e educador físico. Na academia, o paciente é monitorado o tempo inteiro durante a sessão em relação a sua frequência cardíaca, que é disponibilizada em monitor em tempo real, de forma individual.

“O exercício físico é um remédio não farmacológico. Mas assim como o farmacológico, ele deve ser prescrito de forma assertiva entre capacidade e demanda da característica fisiológica de cada um. Não existe um ser humano que não possa fazer exercícios, e sim exercícios que devem ser adaptados de acordo com a característica física desse ser humano”, explica o fisiologista e educador físico Ivan de Oliveira, da Imot Move.

Além de exercício físico regular, outras dicas dos especialistas do Imot para evitar a Sarcopenia são: alimentação balanceada, com dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais; manutenção do peso corporal; evitar o sedentarismo mantendo-se em atividade ao longo do dia.

*Sobre o Imot*

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot Mov Saúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, site (www.imot.com.br) e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.