A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, concluiu um pacote de intervenções em 263 vias públicas ao longo do mês de maio. As ações envolveram melhorias na sinalização viária e na conservação do asfalto, beneficiando moradores de diversos bairros.
No total, 108 trechos em 51 bairros receberam serviços de sinalização, como pintura de solo, demarcações, instalação e manutenção de placas de trânsito. Além disso, 155 trechos em 48 bairros foram atendidos pela Operação Tapa-Buraco, que utilizou 616,40 toneladas de massa asfáltica para recuperar a pavimentação.
Entre as intervenções de sinalização, destacam-se a implantação e revitalização de 24 lombadas, a pintura de 50 faixas de pedestres e a instalação ou manutenção de 84 placas de sinalização vertical. Também foram construídas 24 rampas de acessibilidade, ampliando a mobilidade para pessoas com deficiência.
As melhorias incluíram ainda ações voltadas ao transporte coletivo e à inclusão social. Foram implantados ou mantidos sete abrigos de ônibus, além da criação ou revitalização de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (7) e idosos (6).
A pasta também realizou 21 operações de fiscalização dos serviços de transporte em maio, abrangendo transporte regular, complementar, táxis e transporte escolar. O objetivo foi garantir o cumprimento das normas e a segurança dos usuários.
Outro serviço com alta demanda foi a emissão de credenciais de estacionamento para vagas especiais. Durante o mês, foram realizados 130 atendimentos para idosos e 81 para pessoas com deficiência, assegurando o acesso a esses espaços.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, avaliou positivamente os resultados. “A equipe atua diariamente para garantir uma cidade mais segura, organizada e acessível. Além dos serviços de sinalização e conservação das vias, temos reforçado a fiscalização do transporte e ampliado o atendimento à população por meio da emissão de credenciais para idosos e pessoas com deficiência. São ações que impactam diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos suzanenses”, afirmou.
As ações fazem parte do plano contínuo de manutenção urbana da prefeitura, que busca atender às necessidades da população e melhorar a infraestrutura viária da cidade.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/suzano-promove-melhorias-em-mais-de-260-vias-publicas-no-mes-de-maio/


