A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou na última terça-feira (23) uma operação que resultou na prisão de um homem por ameaça com faca e na apreensão de quase 800 gramas de drogas em duas ocorrências distintas. As ações ocorreram em diferentes regiões da cidade e envolveram equipes de patrulhamento preventivo, incluindo o Canil da corporação.
O primeiro caso foi registrado por volta das 11h10, no centro da cidade. Um comerciante acionou a GCM após ser ameaçado por um indivíduo armado com uma faca, que havia acabado de deixar o estabelecimento. Com base nas características fornecidas, os agentes localizaram o suspeito em uma lanchonete próxima. Durante a abordagem, o homem se recusou a obedecer às ordens de se afastar da arma, que estava sobre o balcão. Após resistência, os guardas conseguiram contê-lo, utilizando força progressiva de acordo com os protocolos legais. O suspeito sofreu escoriações leves no rosto, recebeu atendimento médico e foi encaminhado à Delegacia Central.
Já no período da tarde, às 13h35, uma equipe do Canil da GCM patrulhava a rua do Campo, no Jardim Alterópolis, quando avistou um homem saindo de uma barraca próxima a um campo de futebol, área conhecida por denúncias de tráfico de drogas. Após abordagem e busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o indivíduo, que foi liberado. Em seguida, os agentes realizaram uma varredura no local com o cão farejador Taurus, que localizou uma sacola contendo drogas e dinheiro em espécie. Foram apreendidas 57 porções de cocaína (44 g), 54 de maconha (204 g), 57 de crack (51 g) e R$ 23 em dinheiro.
Mais tarde, outra equipe da GCM patrulhava a Viela 5, no Jardim Planalto, quando um homem fugiu ao perceber a aproximação da viatura. Embora não tenha sido possível abordá-lo, os guardas encontraram uma sacola com entorpecentes e dinheiro. O material foi encaminhado à Delegacia Central, totalizando 59,6 g de cocaína, 83,6 g de crack, 292,2 g de maconha e R$ 366 em espécie. Somadas, as duas apreensões resultaram em 793 gramas de drogas e R$ 389 em dinheiro retirados de circulação.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou a eficiência do trabalho preventivo da GCM. Segundo ele, as ações demonstram o comprometimento das equipes em intensificar o patrulhamento em pontos sensíveis da cidade. “Continuaremos investindo em inteligência, capacitação e presença ostensiva para fortalecer a segurança em todos os bairros de Suzano”, afirmou.
A GCM reforça que a população pode contribuir com denúncias anônimas pelos canais oficiais da corporação. As ocorrências foram registradas e estão à disposição da Justiça para as devidas providências.
Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/gcm-de-suzano-detem-acusado-de-ameaca-e-apreende-drogas/


