UrgenteEspaço dos Conselhos de Suzano celebra cinco anos com 281 reuniões realizadas
← Voltar

Suzano

Espaço dos Conselhos de Suzano celebra cinco anos com 281 reuniões realizadas

O local, inaugurado em julho de 2021, sediou encontros de seis conselhos municipais que resultaram em planos e programas para a cidade.

Espaço dos Conselhos de Suzano completa cinco anos com 281 reuniões realizadasFoto: Suzano
Raphael Nogueira Felix
22 de julho de 202619:26
Atualizado agora há pouco às 22:26

O Espaço dos Conselhos de Suzano, localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro, completa cinco anos nesta quinta-feira (23) com 281 encontros registrados. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que acompanha as atividades do local.

Inaugurado em 23 de julho de 2021, o espaço se consolidou como um polo de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. As reuniões realizadas ali resultaram na criação de planos e programas municipais, abrangendo áreas como assistência social, direitos da criança e do adolescente, idosos, pessoas com deficiência, igualdade racial e segurança alimentar.

Entre os conselhos que mais se reuniram estão o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e o Conselho Municipal do Idoso (Comid), ambos com 57 encontros cada. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdicas) registrou 55 reuniões, enquanto o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) teve 46. Já o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir) realizou 40 encontros, e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) promoveu 26.

As pautas discutidas incluíram temas como a regulamentação de benefícios eventuais, a criação do serviço de visita domiciliar para idosos e pessoas com deficiência, a eleição dos conselhos tutelares, a capacitação de conselheiros, e a formulação de planos como o Plano Municipal de Assistência Social e o Plano Municipal para Infância e Adolescência. Também foram debatidos o Programa Restitua Amor e as diretrizes do Banco da Cidadania.

Ao longo dos cinco anos, o espaço passou por adaptações para melhor atender os conselhos e seus membros. Foram criadas uma nova sala de reunião, uma copa e um almoxarifado, além da aquisição de equipamentos audiovisuais como televisão, data show e sistema de som. Atualmente, a estrutura conta com sala administrativa, duas salas de reunião, sala de coordenação, dois banheiros (um adaptado), copa e almoxarifado.

O gestor do espaço, Carlos Araújo, destacou as melhorias realizadas. "Fizemos a ampliação do ambiente para melhor acomodar os agentes que colaboram conosco. Promovemos as adaptações necessárias para a melhor experiência aos conselheiros antes, durante e depois dos debates", afirmou.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, ressaltou a importância do local para a gestão participativa. "Os conselhos são ferramentas essenciais que nos permitem ter um diálogo com membros da sociedade civil, o que nos permite ter uma visão externa do trabalho que executamos na gestão. Muito por isso, ter um ambiente específico para essas tratativas foi um avanço gigantesco", disse.

O prefeito Pedro Ishi também comentou o papel do espaço. "Queremos sempre dar as melhores possibilidades para discutir ações e incluir o debate acerca das pautas diversas que envolvem o bom funcionamento da cidade. Parabenizo o diretor Carlos Araújo pela ótima gestão à frente ao Espaço dos Conselhos e ressalto nossa abertura com os órgãos locais", finalizou.

Fonte de referência: Suzano — https://suzano.sp.gov.br/espaco-dos-conselhos-completa-cinco-anos-com-281-encontros-registrados

SuzanoEspaço dos Conselhosconselhos municipaisparticipação socialia-auto