Brasil

Ziraldo: Um ícone da cultura brasileira nos deixa aos 91 anos

O Brasil se despede de um de seus grandes nomes da literatura e da arte. Ziraldo Alves Pinto, o criador do icônico "Menino Maluquinho" e uma figura fundamental na luta contra a ditadura militar, faleceu aos 91 anos neste sábado. Sua morte foi confirmada por sua família, informando que ele partiu enquanto dormia em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro.
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Ziraldo era muito mais do que um escritor e ilustrador talentoso. Ele foi um dos fundadores do lendário jornal “O Pasquim”, uma voz corajosa e desafiadora em tempos sombrios, lutando contra a opressão do regime militar nos anos 60. Sua coragem e compromisso com a liberdade de expressão ecoam até os dias de hoje.

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, Ziraldo iniciou sua jornada artística desde cedo, tendo seu primeiro desenho publicado aos 7 anos. Seu talento o levou ao Rio de Janeiro, onde construiu uma carreira brilhante como desenhista, caricaturista, jornalista e escritor. Sua contribuição para a cultura brasileira é inestimável.

O legado de Ziraldo vai muito além de suas obras infantis. Seu trabalho não só encantou gerações de crianças com o “Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”, mas também inspirou um movimento de resistência e criatividade em um período de repressão política. Sua voz, suas palavras e seus desenhos continuarão a inspirar e cativar pessoas de todas as idades.

Embora tenha parado de produzir textos e desenhos após um AVC em 2018, Ziraldo deixou um impacto duradouro no cenário cultural brasileiro. Seu estúdio, onde passou décadas criando, será transformado no Instituto Ziraldo, preservando seu legado e inspirando futuras gerações de artistas.

Ziraldo partiu, mas seu espírito criativo e sua paixão pela arte permanecerão vivos em suas obras atemporais. Ele deixa um vazio na cultura brasileira, mas também um legado poderoso que continuará a inspirar e encantar o país e o mundo. Que sua memória seja honrada e seu legado celebrado para sempre.

Exposição leva visitantes ao mundo mágico do quadrinista e escritor Ziraldo - Mundo Zira/Divulgação
Exposição leva visitantes ao mundo mágico do quadrinista e escritor Ziraldo – Mundo Zira/Divulgação

 

banner image