Os trens circularão diariamente em horários de vale — das 8h às 15h30 e das 20h até a meia-noite — ampliando o atendimento que antes era restrito aos finais de semana.
A mudança consolida a Barra Funda como um dos principais hubs ferroviários da capital paulista, concentrando conexões estratégicas entre linhas de trem, metrô e ônibus. Além da Linha 11, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também terão a Barra Funda como terminal a partir de 28 de agosto, substituindo o atual modelo do Serviço 710.
Segundo a CPTM, o novo arranjo trará maior fluidez ao transporte metropolitano e mais conforto para quem utiliza o sistema. Passageiros que seguem sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra farão a transferência diretamente nas plataformas 5 e 6, sem necessidade de mudança de nível.
Conexões ampliadas
Com a transformação, a estação Palmeiras-Barra Funda passa a integrar:
Linha 3-Vermelha do Metrô
Linha 8-Diamante da ViaMobilidade
Expresso Aeroporto da CPTM
Terminal rodoviário interestadual e municipal
A centralização reforça o papel da Barra Funda como um dos maiores pontos de mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo.
Intervalos menores em outras linhas
Nos últimos meses, a CPTM também anunciou melhorias em outros trechos. A Linha 12-Safira passou a ter intervalos de 4,5 minutos no pico, com o fim do loop interno entre Brás e Calmon Viana. Já a Linha 13-Jade agora opera com trens a cada 10 minutos nos horários de maior movimento, enquanto o Expresso Linha 10 reduziu o intervalo para 20 minutos no trajeto entre Santo André e Tamanduateí.
