Salesópolis – Conhecida por sua natureza exuberante e por abrigar nascentes do Rio Tietê, a cidade enfrenta uma triste contradição: locais que antes eram cartões-postais, como a Represa do Aterrado, agora estão tomados por lixo, entulho e abandono. O cenário, que revolta moradores e visitantes, tem sido denunciado nas redes sociais por populares indignados com a atual gestão.
“Venham visitar Salesópolis, meu povo! Venham, venham! Só falta cobrarem taxa de visitação agora!”, ironiza uma moradora em um vídeo viral. Ela mostra imagens do Aterrado, completamente tomado por sujeira. “É lamentável. Estamos perdendo o pouco que restava de cuidado com o meio ambiente”, completa.
Além da situação da represa, moradores também criticam o descaso com a coleta seletiva e a falta de apoio aos projetos de reciclagem no município. A Loja do Bem, projeto que troca materiais recicláveis por alimentos, vale-farmácia e materiais escolares, está praticamente sem itens disponíveis.
“Quem procura a loja para fazer as trocas volta de mãos vazias. Cadê o incentivo ao trabalho dos recicladores? Cadê o apoio à Coorperativa dos Recicladores?”, desabafa outra moradora. “Não adianta fazer festa em comemoração ao Rio Tietê se a coleta seletiva está um caos.
As críticas também se estendem a bairros como o Fartura, onde moradores relatam abandono e sujeira pelas ruas. “O bairro está largado. É lixo por todo canto. A entrada da cidade, as rotatórias, o entorno do Mercadão… tudo com aparência de abandono. Estão acabando com o paisagismo da cidade”, conclui outro residente.
A reportagem procurou a Prefeitura de Salesópolis para esclarecimentos sobre os problemas apontados, mas até o momento da publicação não houve resposta.