UrgenteAdutora subaquática entre Santos e Guarujá entra em fase final para reforçar abastecimento de água
← Voltar

Santos

Adutora subaquática entre Santos e Guarujá entra em fase final para reforçar abastecimento de água

Com investimento de R$ 134,7 milhões, a nova adutora vai transportar 500 litros de água tratada por segundo pelo mar, beneficiando mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista.

Obras da adutora subaquática entre Santos e Guarujá avançam para a fase final, com investimento de R$ 134,7 milhões. A estrutura vai transportar 500 litros de água tratada por segundo pelo mar, beneficiando mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista. Foto: Agência SP

Raphael Nogueira Felix
27 de junho de 202607:28
Atualizado agora há pouco às 10:28

A Sabesp está concluindo as obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá, que vai reforçar o abastecimento de água tratada para a região. A nova adutora, que recebeu investimento de R$ 134,7 milhões, terá capacidade de transportar até 500 litros de água por segundo pelo canal do Porto de Santos, beneficiando mais de 450 mil moradores da Baixada Santista.

O projeto faz parte do novo ciclo de investimentos da companhia após a desestatização promovida pelo Governo de São Paulo. Em 2025, foram aplicados R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, um aumento de 120% em relação ao ano anterior. A meta é universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos até 2029.

A adutora terá 5,56 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 1,5 quilômetro serão submersos sob o canal portuário. O trajeto conecta a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição do bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, ampliando a oferta de água tratada para a ilha.

Em Santos, a tubulação passa pelas avenidas Martins Fontes e Antônio Prado, próximas ao Museu Pelé e ao Museu do Café. Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a estrutura mergulha e faz a travessia subaquática. Já em Guarujá, o percurso segue pela Rua Visconde de Mauá, Avenida Castelo Branco, Rua São Paulo e Rua Ernestina Amadéo dos Santos, onde se conecta ao reservatório local.

Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. A nova adutora se soma à existente entre a Ponta da Praia, em Santos, e a Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta 500 litros por segundo. A ampliação não afetará o abastecimento de Santos e Cubatão, já que a ETA Cubatão tem capacidade para atender os três municípios.

Durante a execução da obra, a Sabesp utilizou o robô DOM, um equipamento controlado remotamente para inspeções em tubulações e ambientes confinados. O cachorro-robô possui sensores de detecção de gases, câmera de alta definição e sistema de iluminação, permitindo avaliar as condições sem expor trabalhadores a riscos. Com autonomia de duas horas, o dispositivo transmite dados em tempo real.

A conclusão da adutora representa um avanço na segurança hídrica da Baixada Santista, região que enfrenta desafios históricos de abastecimento. A obra está em fase final de execução e deve entrar em operação nos próximos meses, garantindo mais estabilidade no fornecimento de água para a população.

Fonte de referência: Agência SP — https://www.agenciasp.sp.gov.br/veja-por-onde-passa-a-adutora-que-vai-transportar-pelo-mar-500-litros-de-agua-tratada-por-segundo-para-o-guaruja/

adutoraabastecimentoSantosGuarujáSabespinfraestruturaBaixada Santistaia-auto